sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Eclipse - Primeiro Projeto

Bom, a poucos dias baixei o Eclipse para PHP, para auxiliar no desenvolvimento, então, após fuçar e fuçar na interface (pra que será que serve a documentação né =P) achei um modo de organizar as coisas e fazer o Eclipse (versão Helios) funcionar corretamente (modo 32-bits apenas, que pena).
E então, comecei meu primeiro projeto oficial nele, o EasyCMS 2.0!
Por que o 2.0, sendo que foi lançado a pouco tempo o 1.0?
Porque no 1.0 foram detectadas vários problemas, tanto no login do dashboard quanto no sistema de menus.
Esta versão veio para ficar, como uma base mais "sólida" para se desenvolver, com um API amplo e que permite aos desenvolvedores integrar praticamente tudo a ele.
Uma má notícia para alguns é sempre uma boa para outros, e neste caso é o seguinte: O EasyCMS 2.0 será orientado a objetos.
O que significa? Bom, para o usuário normal nada, mas para quem quiser trabalhar com o API, vai ter de entender como funciona, mas é simples, além de ajudar todos a criarem páginas personalizadas, usando "objetos" pré-definidos, como parágrafos, formulários, entre outros.
Outra parte interessante, é que planeja-se fazer um editor de páginas compatível com WYSIWYG, HTML puro, BB-Code (fórums) e até mesmo a técnica de blocos, mas por enquanto nenhum está disponível, provavelmente o primeiro a ter deve ser o HTML, depois o BB-code, WYSIWYG e, por fim, o dos blocos (objetos).
Bom, chega de conversas, abaixo vocês tem uma pequena foto (reduzida), mostrando a esquerda o resultado final, no tema "Moderna", e a direita, o código que compôs a página de testes:
Até mais e me desejem sorte!
Trouxe junto de mim meu pen-drive, com o Eclipse Helios (Win32-Zip) e o EasyCMS 2.0 [DEV].
Falows!

Nenhum comentário:

Postar um comentário