sábado, 2 de abril de 2011

1º de Abril

"Ontem ou Hoje"

Tabela Verdade..



Não sei quem entendeu, mas..
Enfim, ontem foi dia 1º de Abril, que foi dado como o dia da Mentira, das pegadinhas e peças. Muitas pessoas saem as ruas pregando peças nas outras. E são peças legais, que fazem muitas pessoas rirem, ou então peças sem noção que não tem nada de engraçado. Deu para entender né?

Hoje dia 2 de Abril, um dia depois do  1º de Abril (April Fools'Day nos EUA), é dia de relaxar. No figurado. As pessoas ficam preparando suas peças para o próximo ano, ou arrumando a bagunça que o dia anterior provocou. 
Mas de onde surgiu esta mania de comemorarem o dia 1º de Abril. As histórias do surgimento são inumeras. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries. seria comemorado no dia.
Em paises ingleses, como citei acima, a data é traduzida como Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".

E você? O que fez ontem para comemorar data tão gozadora? Então vai um desafio. Digite um comentário sobre uma peça que você fez com alguem, ou crie uma peça bem engraçada e comica. Pode ser que coloquemos em uma das próximas postagens. Talvez a minha próxima postagem. (Vai demorar). 

Até Mais
Francisco *

Nenhum comentário:

Postar um comentário