sábado, 21 de agosto de 2010

Tutorial - Sua própria linguagem de programação em C# - Parte 1: Os básicos

Introdução

Quando pensamos em criar um linguagem de programação, pensamos em algo que crie programas complexos, que requer tempo para aprender mas acima de tudo, pensamos em como fazer tudo isto ocorrer e acabamos desistindo.

Eu já tive este problema e pensei deste modo, mas já faz um tempo atrás eu comecei a construir o EASM (easm.codeplex.com), então, como eu fiz? Simples, comecei "naturalmente", criando um script que lia uma string linha-por-linha.

Depois, melhorei a função criando algo que dividisse a linha em duas partes, a mnemônica e os parâmetros e ao mesmo tempo, também dividisse os parâmetros.

Com tudo isto feito, comecei a criar algumas mnemônicas e seus argumentos, mas conforme o tempo passava, tudo ficava difícil, então, eu decidi recomeçar o parser, mas desta vez, apontado para fazer a linguagem mesmo.

Comecei como antes, lendo linhas e tal, mas ao mesmo tempo, decidi implementar as mnemônicas usando a técnica conhecida como reflection, onde você poderia "invocar" funções de outras classes e etc.
Deste modo, fiz as mnemônicas e criei interrupts para usar.

Um detalhe importante é que quando comecei minha linguagem, eu comecei sozinho, somente após eu ter algo concreto que eu a fiz open-source.
Isto foi um passo importante pois assim eu teria colaboração das pessoas para aprimorar a linguagem e suas utilizações.

Na próxima parte você começará com alguns códigos prontos como exemplo, mas se você quiser já ir tendo uma base, acesse o website de desenvolvimento do EASM, ou mesmo seu website: www.easm-language.tk

Antes de concluir o tutorial, eu gostaria de ressaltar para você já ter em mente como definir variáveis e etc, veja o EASM por exemplo, você usa def variável, valor para definir variáveis, usa [valor com espacos] para strings e {variavel} para variáveis. Isto é um passo importante na hora de se construir o parser.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Marc e Amigos - Marc - Primeiro vídeo

Bom pessoal, este é o primeiro vídeo feito para desenho do Marc:

Como podem ver ele ainda é muito simples e não faz muita coisa, além de ter vários bugs.
Resumindo o resto: Este é um personagem teste e pode não ser igual na versão final.
Construído com Blender 3D (http://blender.org/)

domingo, 15 de agosto de 2010

Marc e Amigos - Render de teste

Olá pessoal!
Sexta-feira eu comecei a postar episódios de Marc e Amigos, escritos por mim, e hoje, decidi trabalhar para fazer alguns personagens.
Até agora só fiz um, bem simples mesmo, alguns movimentos falham, mas consegue se mover e etc.
Como podem ver, é apenas um personagem "base", mas pode dar-nos uma idéia de como será os episódios em vídeo (se houver).
Agora, chega de papo e vamos para a imagem (clique para ampliar):

Bom, não é lá aquelas coisas modernas e tal, faz tempo que não modelo e é realmente difícil fazer o corpo dele.
Espero terem gostado, sugestões, críticas e afins, nos comentários. =)

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

E A S M!!!!

O que é EASM?
É a linguagem de programação em que eu estou trabalhando em grupo, ele é de código totalmente aberto, disponível em http://easm.codeplex.com/
Este é um vídeo demonstrativo:

Marc e Amigos - A Festa

Título: Marc e Amigos
Episódio: Nº 1 - A Festa
Escrito por: Matheus (eu mesmo)

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Adeus, Matheus Homepage

Atenção pessoal, é triste dizer, meu antigo website será desativado (se possível, até semana que vem).
Os motivos são o recente ataque por spammers, seu extremo uso de banda e suas recentes quedas.
Hoje, já terminei os backups (exceto do banco de dados), já "liberei" os domínios do website (ou seja, matheusmk3.co.cc e matheusmk3.uni.cc não estão apontando para o site) e em poucos dias, eu irei desativá-lo permanentemente.
Eu sei que é triste, mas ainda temos o novo site (matheus-mk3.co.cc) e tudo vai bem com este.
As coisas que foram feitos backups são:
+ Coisas aleatórias antigas
+ Outros arquivos
+ Chat (desativado)
+ Projetos
+ Blog (nunca terminado) e Shop (nunca usada)
+ ARQUIVOS_RELEASE (parcialmente)
Para aqueles que quiserem matar as saudades, ainda funciona aqui:
http://matheusmk3.ismywebsite.com/index.phpnuke.php